CPA Notícias & Eventos

Relatório da Comissão Próprio de Avaliação – CPA, ano base 2023, aponta melhorias em diversas áreas

A Faculdade Santo Antônio (FSAA) acaba de lançar seu Relatório Institucional referente ao ano de 2023. O documento é fruto do processo de autoavaliação realizado pela instituição, seguindo a estrutura proposta na Nota Técnica INEP/DAES/CONAES nº 065 para o roteiro de relatório de Autoavaliação Institucional.

O relatório apresenta uma análise abrangente dos resultados das avaliações realizadas no segundo semestre de 2023. Entre os principais destaques, a avaliação revelou que a maioria dos docentes da FSAA demonstrou um bom domínio do conteúdo lecionado, além de serem pontuais e assíduos. No entanto, os recursos didáticos utilizados nas aulas foram apontados como áreas com potencial para melhorias.

A infraestrutura da instituição também foi avaliada, com resultados variados. A maioria dos alunos considerou a infraestrutura das salas de aula adequada em termos de iluminação, mobiliário e climatização, atingindo uma satisfação de 71%. No entanto, apenas 45% dos alunos avaliaram positivamente os recursos audiovisuais disponíveis. As avaliações dos laboratórios específicos também apontaram que 63% dos alunos os consideraram adequados.

A Comissão Técnica de Avaliação da CPA tem se dedicado à análise contínua do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), oferecendo subsídios para sua revisão e atualização. A avaliação institucional é considerada uma ferramenta essencial para a gestão educacional eficiente na FSAA, proporcionando uma oportunidade valiosa para identificar fragilidades e potencializar os pontos fortes.

As avaliações de satisfação docente indicaram um índice geral de aprovação de 87,5%, destacando a valorização da carreira e o apoio administrativo e operacional. A avaliação dos coordenadores de curso também mostrou resultados positivos, com indicadores de satisfação acima de 80% em diversas dimensões.

A pesquisa com os alunos formandos mostrou que 84% dos discentes avaliaram positivamente os professores quanto às contribuições para sua formação. No entanto, áreas como o atendimento na secretaria e o setor financeiro receberam índices de aprovação abaixo de 40%, indicando a necessidade de melhorias nesses serviços.

Além disso, a avaliação dos aspectos pedagógicos e dos serviços da FSAA evidenciou um alto nível de satisfação com a biblioteca e o serviço de informática em sala de aula, ambos com indicadores de aprovação superiores a 80%.

O Relatório Institucional de 2023 da FSAA reforça o compromisso da instituição com a melhoria contínua da qualidade de ensino, pesquisa e extensão, além de evidenciar a importância da autoavaliação institucional para o fortalecimento da gestão acadêmica e a implementação de reformas educacionais necessárias.