| CREDENCIAMENTO

| CEP

O Comitê de Ética em Pesquisa – Humanos é um órgão deliberativo com a função de:

Devem ser submetidos ao CEP:

| CONTATO

Rua Conselheiro Junqeira, S/N 

Alagoinhas – BA – 48090-020

Telefone: (75) 3421-4733 Ramal: 2443 

E-mail: cep@fsaa.edu.br

Em caso de dúvidas sobre a submissão de projetos ou algum dos documentos, entrar em contato com o CEP/FSAA (cep@fsaa.edu.br). Quando enviar e-mail para o CEP/FSAA, inclua na mensagem o título da pesquisa, nome completo do pesquisador responsável e número CAAE (se tiver).

Horário de Atendimento:

2ª, 4ª e  5ª feira das 14h às 22h

3ª e 6ª feiras não há atendimento

| DESTAQUES

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) normatizou os procedimentos de pesquisa que envolvem contato com o participante e/ou coleta de dados em ambiente virtual. Ambiente ou meio virtual é aquele que envolve a utilização da internet (e-mails, sites eletrônicos, formulários disponibilizados por programas), do telefone (ligação de áudio, vídeo, uso de aplicativos de chamadas, etc.), e outros programas e aplicativos que utilizam esses meios.
Assista o canal oficial da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), no YouTube. Nele você encontrará conteúdos educativos criados especialmente para o público Sistema CEP/CONEP e para os usuários da Plataforma Brasil.
O CEP/FSAA não envia e-mails sobre tramitação de projetos. Dessa forma, solicitamos que acompanhe a tramitação do seu projeto regularmente na Plataforma Brasil observando o status dele. O projeto só começa a tramitar, de fato, no CEP/FSAA, após a recepção e validação documental; é nesse momento que ele recebe o número de registro CAAE.
 
Consulte e divulgue a Cartilha dos Direitos do Participante de Pesquisa

| Regulamento e Membros do Comitê de Ética Envolvendo Humanos

Membros…

regimento Interno…

| Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - Como Proceder:

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Para as pesquisas em humanos e com humanos há a necessidade de um termo de consentimento livre e esclarecido, do/a participante da pesquisa e/ou de seu responsável legal, bem como de um termo de assentimento caso a pesquisa envolva menores ou legalmente incapazes.

 – O QUE É O TCLE:

O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) é um documento fornecido a/ao convidada (o) a participar na pesquisa para que ela/ele seja informado (a) sobre a pesquisa e possa optar de forma voluntária pela participação ou não no estudo. O TCLE deve ter uma linguagem adequada para informar as/os participantes da pesquisa de forma clara, simples e direta. Em optando por participar, ela/ele dará seu consentimento de forma livre e esclarecida.

O consentimento livre e esclarecido das/dos participantes de qualquer pesquisa é uma exigência em respeito à dignidade humana.

 – O QUE É O TALE:

O Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE) é um documento elaborado em linguagem acessível para os menores ou para os legalmente incapazes, por meio do qual, após os participantes da pesquisa serem devidamente esclarecidos, explicitarão sua anuência em participar da pesquisa, sem prejuízo do consentimento de seus representantes legais.

 – COMO DEVE SER ELABORADO O TCLE:

O TCLE deve ser redigido na forma de convite para a participação na pesquisa. Para a elaboração de um TCLE, é importante lembrar que todas as informações devem estar escritas de forma bastante clara, simples e concisa para que a compreensão seja total. Dessa forma, é necessário que se leve em consideração o perfil da/do participante, para adequar a linguagem do termo. É necessário evitar, portanto, termos técnicos ou outros termos não habituais ao perfil da/do participante leiga/o.  Além disso, não deve conter siglas (se forem necessárias, colocar seu significado), e nem termos em outro idioma que não o português. 

Há duas resoluções do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que regulamentam o que obrigatoriamente deve conter um TCLE:

– Para elaborar o seu TCLE de acordo com a Resolução 466/12, PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS (clique aqui)

– Para elaborar o seu TCLE de acordo com a Resolução 510/16, PESQUISAS EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS  (clique aqui)

– Como deve ser o processo para obtenção do TCLE: (clique aqui)

– Outras Considerações sobre o TCLE, que devem ser observadas  (clique aqui)

Justificativa para solicitação de dispensa dp TCLE e/ou TALE

Nos casos em que seja inviável a obtenção do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido ou do Termo de Assentimento Livre e Esclarecido ou que esta obtenção signifique riscos substanciais à privacidade e confidencialidade dos dados do participante ou aos vínculos de confiança entre pesquisador e pesquisado, a dispensa do TCLE ou TALE deve ser justificada pelo pesquisador, sem prejuízo do posterior processo de consentimento e assentimento livre e esclarecido. Essa justificativa deve ser apresentada no item específico do formulário da Plataforma Brasil. 

| Procedimentos e Documentos Para Cadastro do Projeto de Pesquisa na Plataforma Brasil

O cadastro do projeto na Plataforma Brasil também deve ser feito no login do(a) Professor(a) Orientador(a), o aluno deve ser incluído na Plataforma Brasil como assistente de pesquisa.

 Por determinação do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP (Ministério da Saúde), a partir de 2012, é necessário que o Pesquisador Responsável efetue dois cadastros na Plataforma Brasilpara submissão de projetos ao Comitê de Ética:

 Cadastro de Pesquisador (orientações)  – Você pode efetuar seu cadastro seguindo as explicações do vídeo.

 Cadastro de Projeto de Pesquisa (orientações) 

– Manual de Usuário – Pesquisador – Você pode efetuar seu cadastro do projeto de pesquisa seguindo as explicações do vídeo

– Itens para elaboração do projeto de pesquisa (clique aqui).

Além do arquivo do projeto de pesquisa, é necessário anexar os documentos abaixo ao processo de submissão para análise de seu projeto de pesquisa, na Plataforma Brasil:

– Carta de Encaminhamento (preenchida, assinada e anexada na Plataforma Brasil – item “Outros”)

– Folha de Rosto (gerada na Plataforma Brasil) (Deve ser preenchida e assinada pelo (a) pesquisador (a) responsável)

 Instrumentos de coleta de dados da pesquisa (questionários, formulários, entrevistas, roteiro e outros), anexar na Plataforma Brasil (junto ao projeto ou em um documento separado).

| Formulários e Documentos

Os modelos “em construção” existentes neste site tem como objetivo auxiliar o (a) pesquisador (a) para confeccionar seus documentos a serem inseridos na Plataforma Brasil, eles não eximem o (a) pesquisador (a) de cumprir as normas federais sobre ética em pesquisa envolvendo seres humanos. Para elaborar essa documentação sugerimos uma atenta leitura a essas normas (em particular Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016 e Norma Operacional nº 001/2013. 

Utilizar a Carta de Resposta as Pendências somente para responder pendências emitidas em Parecer Consubstanciado Emitido pelo CEP, não para responder pendências documentais.

Após a aprovação da Pesquisa é de responsabilidade do(a) Pesquisador(a) responsável enviar relatórios parciais (semestralmente), e o relatório final, quando do término do estudo conforme as Resoluções  – nº 466/2012, XI.2.d e nº 510/16, Art. 28, V. (O Relatório Final deve ser entregue após ser realizada a devolutiva aos participantes)

Ofício-Circular nº 2/2022/CONEP/SECNS/MS (clique aqui)

Roteiro, referente à elaboração do Relatório dos Biobancos para Fins de Pesquisa  versão 2 de fevereiro de 2022. (clique aqui).

Submissão de Emenda:

Emenda é qualquer proposta de modificação no projeto original, apresentada com a justificativa que a motivou. A extensão é uma variante de emenda que objetiva em propor a prorrogação ou continuidade da pesquisa com os mesmos participantes recrutados, sem mudança essencial nos objetivos e na metodologia do projeto original. Havendo modificações importantes de objetivos e métodos, outro protocolo de pesquisa deverá ser apresentado. A submissão de uma emenda  é realizada eletronicamente via  Plataforma Brasil . Toda submissão de emenda deverá vir acompanhada de uma carta de encaminhamento detalhando quais documentos ou alterações que serão aprovadas (A limitação de espaço no formulário eletrônico da Plataforma Brasil compromete o esclarecimento das inclusões e/ou alterações que são foco das emendas, tornando esse documento indispensável. Preferencialmente, a carta deve estar datada e assinada pelo (a) pesquisador (a) responsável).

Clique aqui para visualizar o passo a passo de submissão de emenda via Plataforma Brasil.  Submissão de Emenda na Plataforma Brasil – Etapa 1

Clique aqui para documentos necessários para envio de emenda.

Clique aqui modelo de carta para submissão de emenda.

| Calendários de Reuniões

As reuniões ordinárias do CEP/FSAA são sempre agendadas no início de cada ano e de acordo com as normas federais, e para resguardar os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade, apenas podem participar dessas reuniões os membros do CEP/FSAA.

RECESSO DE 22/12/2023 a 01/01/2024

| Normativas da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa