História

A Faculdade Santo Antônio – FSA -, situada à rua Conselheiro Junqueira, S/N Bairro Rua do Catu, Alagoinhas-BA é um estabelecimento de ensino superior mantido pela SEEA – Sociedade de Estudos Empresariais de Alagoinhas S/C, pessoa jurídica de direito privado, em nome coletivo, de fins educacionais e econômicos, com sede e foro em Alagoinhas, Bahia, e com seu Contrato Social inscrito no 2º Ofício de Registro de Pessoas Jurídicas da Comarca de Alagoinhas, protocolado sob o n.º 20395, e registrado sob o número de ordem 807, Livro nº A – 06, folhas 66 a 68, em 03 de dezembro de 2002. A Faculdade Santo Antônio reger-se-á pela legislação em vigor, pelo Contrato Social da Entidade Mantenedora e seus atos normativos internos, por este PDI, pelo seu Regimento Geral e outras normas e deliberações próprias.

A Instituição de Ensino Superior foi credenciada através da Portaria MEC nº 2.479 de 11/07/2005, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 12/07/2005. Atualmente, oferece os cursos de graduação em: Bacharelado em Administração, Autorizado pela Portaria MEC nº. 2.480 de 11/07/2005 e Reconhecido pela Portaria MEC nº 371, de 30/08/2011; Licenciatura em Pedagogia, Autorizado pela Portaria MEC nº.2.482 de 11/07/2005; Bacharelado em Enfermagem, Autorizado pela Portaria MEC nº 2.481 de 11/07/2005 e Reconhecido pela Portaria nº 304 de 27/12/2012; Bacharelado em Ciências Contábeis, Autorizado pela Portaria MEC nº. 1.191 de 28/12/2006; Bacharelado em Biomedicina, Autorizado pela Portaria MEC nº 35 de 10/01/2007 e Bacharelado em Fisioterapia, Autorizado pela Portaria MEC nº. 113 de 02/02/2007.

Em 1995, o prof. Antônio José Salles da Silva, Presidente da Mantenedora da FSA, formou a primeira turma no curso de extensão universitária em Perícia Contábil, Matéria até então desconhecida, capacitando os contadores para um mercado emergente. Após essa iniciativa, a Perícia Contábil passou a fazer parte da matriz curricular das universidades em todo Brasil. Em 1998, Antônio José Salles criou a Salles & Associados para oferecer os cursos de Pós-graduação em Perícia Contábil e Planejamento Financeiro. Atualmente, já existem cerca de 650 profissionais formados nessas áreas por essa entidade.

A Faculdade Santo Antônio iniciou suas atividades em agosto de 2005 oferecendo vagas para os cursos de Administração em quatro diferentes habilitações: Marketing, Sistema de Informação, Gestão de Pessoas e Gestão de Negócios, além dos cursos de Enfermagem e Normal Superior. Recebeu inicialmente um total de 537 alunos distribuídos entre os três cursos.

Atendendo a Resolução do MEC/CNE/CES nº. 04, de 13/07/2005 que retirava as habilitações de Administração e demais cursos definindo-os apenas como bacharelados, a FSA revisou e alterou os Projetos Pedagógicos dos cursos de Administração e Normal Superior, enviando-os ao MEC. A partir de então, o curso de Normal Superior passou a ser Pedagogia. Em 2007 a FSA passou a oferecer também os cursos de Biomedicina, Fisioterapia e Ciências Contábeis.

Com a ampliação da oferta de cursos, a FSA preocupada com a qualidade do ensino/aprendizagem iniciou a busca pela excelência no processo educacional. Coordenadores de Cursos de Graduação, capacitados para a adequação dos programas das diversas disciplinas, foram contratados, todo o Projeto Pedagógico da Instituição foi revisto, incluindo as formas pelas quais eram processadas as avaliações do corpo docente. Além disso, o Núcleo de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão consolidou-se ampliando as suas atividades.

Buscando ainda mais a qualificação da Instituição como um todo, a FSA constituiu a Comissão Própria de Avaliação – CPA com a finalidade de coordenar os processos internos de avaliação e sistematizar os dados obtidos de forma a utilizá-los como instrumentos para reflexão e proposições de melhorias contínuas.

A FSA compreende que a responsabilidade social é o conjunto dos deveres institucionais para o equacionamento dos graves problemas socioambientais, principalmente de seu entorno territorial. Busca-se, portanto, proporcionar uma educação que prepare o indivíduo para o pleno exercício da cidadania através da inclusão do compromisso com a responsabilidade social em toda atividade que se intitula educativa, cuidando para que a mesma seja praticada, exercitada em situação real, no presente, fortalecendo a ação provedora de um futuro mais humano e sustentável.

Missão

A partir dos fundamentos teóricos expostos é possível apresentar os princípios gerais que norteiam a missão da FSA: qualidade e busca de excelência; autonomia; preservação de valores da ética, da vida e da cultura; compromisso com o desenvolvimento sustentável e auto sustentabilidade. Sob estes princípios, a missão que foi definida para a FSA é a formação do ser humano e seu processo de construção de profissional cidadão em conformidade com os valores éticos, comprometido com o contexto social, ou seja, a FSA almeja a formação de profissionais dotados de habilidades instrumentais relacionadas a sua área de conhecimento, mas que sejam sobretudo comprometidos com os valores éticos fundamentais da República, inserindo-se no mercado para construir uma sociedade livre, justa e solidária, que possibilite plenamente a vida com dignidade. E pretende que os seus egressos, conscientes de sua cidadania, participem como agentes transformadores do processo de desenvolvimento nacional, contribuindo para a redução das desigualdades sociais e regionais.

Finalidade

Visão:

A Faculdade Santo Antônio quer destacar-se como uma instituição educacional de excelência em seus serviços e de responsabilidade social perante a comunidade.

Valores:
* Ética nas relações;
* Transparência na comunicação institucional e interpessoal;
* Trabalho em equipe apoiado na cooperação mútua;
* Excelência dos serviços;
* Inovação permanente;
* Respeito pela pessoa;
* Valorização do capital intelectual;
* Responsabilidade social.

Objetivos

O conjunto de ações a serem implementadas pela FSA, seja de forma isolada ou integrada, proporcionará à IES reflexos positivos sobre os aspectos socioeconômicos regionais e locais, com consequente melhoria na qualidade de vida da população, facilitando, com isso, o cumprimento de seus objetivos:
a) Formar profissionais nas diferentes áreas de conhecimento, suscitando o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional;
b) Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
c) Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, da criação e difusão da cultura;
d) Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos, tecnológicos e técnicos;
e) Prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
f) Promover a extensão, aberta à participação popular, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na Instituição.
A FSA busca através de parcerias, estabelecendo programas de ensino, pesquisa e extensão, primando pela excelência no exercício das práticas pedagógicas, através da avaliação e auto avaliação institucional, exercitando as habilidades e competências específicas.