Últimas notícias sobre Calendário Acadêmico

Coordenação do Curso:

Responsável: Rogério Guaraci dos Santos

Email: rogerio.guaraci@fsaa.edu.br

Endereço do Lattes: http://lattes.cnpq.br/1812161734856722

Ato regulatório do curso: Portaria 432 de 15/06/2018 e DOU 18/06/2018.

Concepção do Curso de Engenharia de Produção

A proposta do Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção da Faculdade Santo Antônio está em consonância com a necessidade contínua de adequação às tendências contemporâneas de construção de itinerários de profissionalização, de trajetórias formativas, e de atualização permanente, de acordo com a realidade laboral dos novos tempos.

O Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção contempla um projeto pedagógico que garante uma formação básica sólida, com espaços amplos e permanentes de ajustamento às rápidas transformações sociais geradas pelo desenvolvimento do conhecimento, das ciências e da tecnologia, apontando para a criatividade e a inovação; condições básicas ao atendimento das diferentes vocações e ao desenvolvimento de competências, e para a atuação social e profissional em um mundo exigente de produtividade e de qualidade dos produtos e serviços.

O curso visa à capacitação para o desenvolvimento de competências profissionais que se traduzam na área de Engenharia de Produção, criando condições para articular, mobilizar e colocar em ação conhecimentos, habilidades, valores e atitudes para responder, de forma original e criativa, com eficiência e eficácia, aos desafios e requerimentos do mundo do trabalho.

Voltada para atender as exigências da formação profissional, a FSAA busca oferecer uma aprendizagem ativa e problematizadora voltada para autonomia intelectual, apoiada em formas criativas e estimulantes para o processo de ensino; formando um profissional comprometido com a curiosidade epistemológica e com a resolução de problemas da realidade cotidiana.

O objetivo do curso de Engenharia de Produção da FSAA é desenvolver profissionais que, em um horizonte de 3 a 5 anos após formados, irão:

– Ter melhorado o desempenho organizacional através de tomada de decisão assertiva em projetos e gerenciamento de operações.

– Ter criado valor para os stakeholders, promovendo soluções inovadoras (produto, processo e tecnologia) ou resolvendo problemas complexos.

– Ter atuado como transformador da realidade existente, de forma ética e sustentável, buscando a educação continuada.

– Ter liderado e motivado os membros de equipe multidisciplinar através da comunicação apropriada ao contexto de maneira assertiva.

Para isso, o curso de Engenharia de Produção da FSAA está formatado visando desenvolver no estudante a habilidade de:

(1) identificar, formular e resolver problemas complexos de engenharia aplicando princípios de engenharia, ciência e matemática;

(2) desenvolver projeto de engenharia para produzir soluções que atinjam necessidades específicas, considerando questões de saúde, segurança e bem-estar, bem como fatores globais, culturais, sociais, ambientais e econômicos;

(3) comunicar-se efetivamente com uma variedade de públicos;

(4) reconhecer e demonstrar responsabilidades éticas e profissionais em situações de engenharia, fazendo julgamentos embasados e considerando o impacto de soluções de engenharia em contextos globais, econômicos, ambientais e sociais;

(5) trabalhar em uma equipe de forma eficaz, revelando liderança, criando um ambiente colaborativo e inclusivo, estabelecendo metas, planejando tarefas e cumprindo os objetivos;

(6) desenvolver e conduzir experimentações apropriadas, analisando e interpretando dados, e usando julgamento de engenharia para tirar conclusões.;

(7) adquirir e aplicar novos conhecimentos conforme necessário, utilizando estratégias adequadas de aprendizagem.

Mercado de Trabalho em Engenharia de Produção

A engenharia de produção é uma profissão em alta no mercado. Na busca pelo equilíbrio funcional entre produtividade e qualidade de vida, o profissional encontra uma série de oportunidades de atuação como gestão e controle da qualidade, planejamento e controle da produção, gestão de custos, análise de investimentos e risco, projeto de produtos e processos de fabricação, entre muitas outras. Além disso, os mercados de logística industrial, financeiro, consultoria, e-commerce e muitos outros ramos são destaque como grandes campos para atuação desse profissional.

Por que fazer Engenharia de Produção na FSAA?

Na FSAA, o estudante aprende na prática. As inovações no currículo da Engenharia de Produção possibilitam uma melhor preparação para os grandes desafios da produção de bens e serviços no século XXI. O uso de laboratórios com equipamentos de alta tecnologia e o corpo docente qualificado do curso permitem que o graduado esteja preparado para enfrentar com facilidade o mercado de trabalho. O ingressante de Engenharia de Produção saberá executar com excelência projetos e adequar produções e serviços avançados e sustentáveis, que não poluem, conservam energia e recursos naturais, economicamente viáveis, seguros e saudáveis para os colaboradores, comunidades e consumidores, de forma criativa e socialmente gratificante para todos os trabalhadores.

Detalhes do Curso:

  • Reconhecimento do curso pelo MEC: Acesse aqui
  • Ato regulatório: Portaria 432 de 15/06/2018 e DOU 18/06/2018.
  • Duração: 5 anos
  • Vagas anuais autorizadas: 160
  • Turnos: Matutino e Noturno
  • Formas de ingresso: Vestibular, Enem, Reingresso, Transferência Interna, Transferência Externa, Portador de Diploma.
  • Regime de matrícula: carga horária semestral

 

Matriz Curricular do Curso:

Clique aqui para Baixar Grade Curricular

Notícias / Eventos: clique aqui para acessar