Últimas notícias sobre Calendário Acadêmico

Coordenação do Curso:

Responsável: Simone Mendes Lopes

Email: simone.lopes@fsaa.edu.br

Endereço do Lattes: http://lattes.cnpq.br/8918090773851400

Resumo Lattes da coordenadora:

Engenheira de Produção, Mestre em Engenharia Química e Bacharel em Química Industrial. Com experiência no Ensino Superior, Técnico e Médio, com experiência em interdisciplinaridade (Matemática, Física e Química) e docência em Engenharia. Atualmente atua como engenheira de elevação, também possui experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, Petróleo, Microemulsão, EOR, Meio porosos, Biocombustíveis, Termodinâmica, Combustão, Tratamento de Efluentes Domésticos, Química Analítica, Química Orgânica, Físico-química, Processos Químicos e Estatística. Além de experiência em outras atividades acadêmicas no período de 2012.2 a 2019.2, tais como: auxílio a coordenação dos cursos de Engenharias Mecânica e Petróleo no desenvolvimento do planejamento e efetivação da matrícula, atendimento agendado a alunos, análise de processos de aproveitamento de disciplinas, membro de NDE e dos Colegiados de Cursos, além de orientação de alunos no Trabalho de Conclusão de Curso ? TCC. Foi Professora Homenageada e/ou Paraninfa por mais de cinco vezes das turmas de formandos dos cursos de Engenharia Mecânica e Petróleo do Centro Universitário Estácio da Bahia. (Texto informado pelo autor).

Ato regulatório do curso: Portaria 432 de 15/06/2018 e DOU 18/06/2018.

Concepção do Curso de Engenharia de Produção

A proposta do Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção da Faculdade Santo Antônio está em consonância com a necessidade contínua de adequação às tendências contemporâneas de construção de itinerários de profissionalização, de trajetórias formativas, e de atualização permanente, de acordo com a realidade laboral dos novos tempos.

O Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção contempla um projeto pedagógico que garante uma formação básica sólida, com espaços amplos e permanentes de ajustamento às rápidas transformações sociais geradas pelo desenvolvimento do conhecimento, das ciências e da tecnologia, apontando para a criatividade e a inovação; condições básicas ao atendimento das diferentes vocações e ao desenvolvimento de competências, e para a atuação social e profissional em um mundo exigente de produtividade e de qualidade dos produtos e serviços.

O curso visa à capacitação para o desenvolvimento de competências profissionais que se traduzam na área de Engenharia de Produção, criando condições para articular, mobilizar e colocar em ação conhecimentos, habilidades, valores e atitudes para responder, de forma original e criativa, com eficiência e eficácia, aos desafios e requerimentos do mundo do trabalho.

Voltada para atender as exigências da formação profissional, a FSAA busca oferecer uma aprendizagem ativa e problematizadora voltada para autonomia intelectual, apoiada em formas criativas e estimulantes para o processo de ensino; formando um profissional comprometido com a curiosidade epistemológica e com a resolução de problemas da realidade cotidiana.

O objetivo do curso de Engenharia de Produção da FSAA é desenvolver profissionais que, em um horizonte de 3 a 5 anos após formados, irão:

– Ter melhorado o desempenho organizacional através de tomada de decisão assertiva em projetos e gerenciamento de operações.

– Ter criado valor para os stakeholders, promovendo soluções inovadoras (produto, processo e tecnologia) ou resolvendo problemas complexos.

– Ter atuado como transformador da realidade existente, de forma ética e sustentável, buscando a educação continuada.

– Ter liderado e motivado os membros de equipe multidisciplinar através da comunicação apropriada ao contexto de maneira assertiva.

Para isso, o curso de Engenharia de Produção da FSAA está formatado visando desenvolver no estudante a habilidade de:

(1) identificar, formular e resolver problemas complexos de engenharia aplicando princípios de engenharia, ciência e matemática;

(2) desenvolver projeto de engenharia para produzir soluções que atinjam necessidades específicas, considerando questões de saúde, segurança e bem-estar, bem como fatores globais, culturais, sociais, ambientais e econômicos;

(3) comunicar-se efetivamente com uma variedade de públicos;

(4) reconhecer e demonstrar responsabilidades éticas e profissionais em situações de engenharia, fazendo julgamentos embasados e considerando o impacto de soluções de engenharia em contextos globais, econômicos, ambientais e sociais;

(5) trabalhar em uma equipe de forma eficaz, revelando liderança, criando um ambiente colaborativo e inclusivo, estabelecendo metas, planejando tarefas e cumprindo os objetivos;

(6) desenvolver e conduzir experimentações apropriadas, analisando e interpretando dados, e usando julgamento de engenharia para tirar conclusões.;

(7) adquirir e aplicar novos conhecimentos conforme necessário, utilizando estratégias adequadas de aprendizagem.

Mercado de Trabalho em Engenharia de Produção

A engenharia de produção é uma profissão em alta no mercado. Na busca pelo equilíbrio funcional entre produtividade e qualidade de vida, o profissional encontra uma série de oportunidades de atuação como gestão e controle da qualidade, planejamento e controle da produção, gestão de custos, análise de investimentos e risco, projeto de produtos e processos de fabricação, entre muitas outras. Além disso, os mercados de logística industrial, financeiro, consultoria, e-commerce e muitos outros ramos são destaque como grandes campos para atuação desse profissional.

Por que fazer Engenharia de Produção na FSAA?

Na FSAA, o estudante aprende na prática. As inovações no currículo da Engenharia de Produção possibilitam uma melhor preparação para os grandes desafios da produção de bens e serviços no século XXI. O uso de laboratórios com equipamentos de alta tecnologia e o corpo docente qualificado do curso permitem que o graduado esteja preparado para enfrentar com facilidade o mercado de trabalho. O ingressante de Engenharia de Produção saberá executar com excelência projetos e adequar produções e serviços avançados e sustentáveis, que não poluem, conservam energia e recursos naturais, economicamente viáveis, seguros e saudáveis para os colaboradores, comunidades e consumidores, de forma criativa e socialmente gratificante para todos os trabalhadores.

Detalhes do Curso:

  • Reconhecimento do curso pelo MEC: Acesse aqui
  • Ato regulatório: Portaria 432 de 15/06/2018 e DOU 18/06/2018.
  • Duração: 5 anos
  • Vagas anuais autorizadas: 160
  • Turnos: Matutino e Noturno
  • Formas de ingresso: Vestibular, Enem, Reingresso, Transferência Interna, Transferência Externa, Portador de Diploma.
  • Regime de matrícula: carga horária semestral

 

Matriz Curricular do Curso:

Clique aqui para Baixar Grade Curricular

Notícias / Eventos: clique aqui para acessar