Coordenação do Curso:

Responsável: Rogério Guaraci dos Santos

Email: rogerio.guaraci@fsaa.edu.br

Endereço do Lattes: http://lattes.cnpq.br/1812161734856722

Ato regulatório do curso: Portaria 432 de 15/06/2018 e DOU 18/06/2018.

Sobre o Curso

O curso de Engenharia de Produção Semipresencial da FSAA é a opção perfeita para quem tem interesse na área de exatas e está em busca de um mercado de trabalho promissor.
Os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação Semipresencial de Engenharia de Produção forma profissionais multidisciplinares e com visão analítica. O curso desenvolve competências nas áreas de finanças, estratégia, qualidade, inovação, produção, pessoas, logística e tecnologias aplicadas na Indústria 4.0. Todas essas áreas são fundamentais para o sucesso das organizações.
Com duração de 5 anos, a grade curricular contempla disciplinas como: química dos materiais, modelagem de sistemas, física do movimento, projetos de engenharia, custos de operação, gestão ambiental, processos de fabricação, engenharia de produto entre outras.
A modalidade semipresencial da FSAA permite que o estudante tenha o melhor da teoria e prática. Com auxílio da plataforma de aprendizado a distância disponibilizada pela FSAA, é possível assistir às aulas teóricas online quando e onde quiser. Já as aulas práticas acontecem duas vezes por semana no campus da faculdade, onde é possível encontrar os professores e utilizar nossos laboratórios.
Os dias de encontro presencial acontecem conforme a tabela abaixo, a partir do seu ano de curso:

 

Momentos de Presencialidade:

Atividades presenciais poderão ser exigidas em conformidade com a Diretriz Curricular Nacional (DCN), Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e demais legislações vigentes.

Destacamos os encontros presenciais (exclusivo de cursos semipresenciais), estágios curriculares obrigatórios, atividades de extensão, práticas laboratoriais, apresentação de trabalhos (TCCs), Avaliações Presenciais de disciplinas Certificadoras, entre outras. É importante verificar quais dessas atividades estão previstas na matriz curricular do curso. Isso contribuirá para uma maior organização e garantirá que não haja eventuais transtornos.

 

Tecnologia da Informação e Comunicação – TICs:

Para que possamos ofertar o curso na modalidade a distância se faz necessário o uso de diversas TICs. Usamos diferentes mídias, tecnologias síncronas, assíncronas, Ambiente Virtual de Aprendizagem e suas ferramentas, redes sociais, aplicativos, objetos de aprendizagem, e-book, programas específicos (softwares), software de monitoramento etc. Tudo isso para que você possa ter acesso aos materiais do curso e para a realização de atividades (formativas, somativas, de estudo e outras) e avaliações (provas).

Para que você possa usufruir de forma satisfatória todas as TICs utilizadas é obrigatório que possua:

  • Acesso à internet;
  • *Computador (desktop e/ou notebook);
  • Sistema operacional Windows 7 (ou superior) ou MAC OS X 12 (ou superior);
  • Webcam;
  • Microfone;
  • Placa de áudio e vídeo (Onboard é suficiente);
  • Espaço livre no disco rígido; e
  • Espaço reservado, com boa iluminação e pouco ruído, para a realização do autoestudo, participação de atividades síncronas e assíncronas.

*É fundamental que você tenha acesso de administrador, ou seja, proprietário do computador para que possa instalar programas/software, conforme a necessidade.

Considerando a profusão de ferramentas e aplicativos disponíveis para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, a FSAA reserva-se o direito de buscar aqueles que melhor se adequem para atividades específicas. De qualquer forma, reforçamos o nosso compromisso com a integridade e a ética e garantimos que todas as ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação utilizadas em nossos cursos estão adequadas e atendem ao disposto da Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral da Proteção de Dados – LGPD).

Detalhes do Curso:

  • Ato regulatório: Portaria 432 de 15/06/2018 e DOU 18/06/2018.
  • Duração: 5 anos
  • Vagas anuais autorizadas: 160
  • Turnos: Matutino
  • Formas de ingresso: Vestibular, Enem, Reingresso, Transferência Interna, Transferência Externa, Portador de Diploma.
  • Regime de matrícula: carga horária semestral

 

Matriz Curricular do Curso:

Clique aqui para Baixar Grade Curricular