Procedimento de Estágio

PROCEDIMENTO GERAL PARA ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO

(Atenção: veja ao final procedimentos específicos para alunos exercendo atividades profissionais)

:: PASSO 1: ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO E DOCUMENTAÇÃO INICIAL

  1. Após conversar com a empresa concedente e com o supervisor de estágio, o aluno deve realizar a formalização do seu estágio produzindo os documentos necessários. O estágio só é iniciado após autorização da Coordenação do curso e a contagem de carga horária também. Não é permitido iniciar atividades de estágio sem prévio contato e autorização

  2. O primeiro passo é elaborar o Plano de Trabalho de Estágio junto com Supervisor de Estágio.

    1. Utilizar modelo disponibilizado aqui no site (acesse modelo). Siga estritamente o modelo com todas informações indicadas, não re-utilize plano de outros alunos.

    2. Importante: suas atividades precisam ser adequadas à formação do curso e seu supervisor precisa ter competência para orientar estas atividades.

    3. A primeira versão do plano de trabalho deverá ser enviado à Coordenação do curso por e-mail, antes de iniciar o estágio:

      1. Envie o plano de trabalho como anexo no formato PDF para o coordenador, com assunto do e-mail: Plano de Trabalho de Estágio – Primeira versão

      2. Preencha e anexe também o Formulário de Solicitação de Estágio

      3. Envie também a guia de matrícula atual.

      4. Para alunos de estágio não obrigatório ou alunos de estágio obrigatório mas não matriculados, anexar também o histórico escolar.

    4. O plano de trabalho será avaliado e revisado pela Coordenação, que poderá solicitar por e-mail ajustes necessários.

    5. Após notificação de necessidade de ajustes, o aluno terá o prazo máximo de 7 dias para enviar versão corrigida para o Professor Orientador de Estágio. O descumprimento do prazo implica em desconsideração da documentação entregue, deve recomeçar o passo 1.

      1. Enviar no formato PDF.

      2. Assunto do e-mail: Plano de Trabalho de Estágio – Versão corrigida

    6. A documentação do formulário de solicitação de estágio, guia de matrícula (ou histórico escolar) serão analisados pela Coordenação para verificar os requisitos de estágio.

    7. A Coordenação irá indicar explicitamente se o plano e a solicitação foram aprovadas ou reprovadas. Mediante aprovação, o aluno deve seguir imediatamente para o passo 2.

:: PASSO 2: PLANO DE TRABALHO, TERMO DE COMPROMISSO E DOCUMENTAÇÃO

  1. O aluno junto com o Supervisor de Estágio deverá organizar e entregar o restante da documentação necessária, no prazo máximo de 7 dias após aprovação da solicitação:

    1. Imprimir e assinar Formulário de Solicitação de Estágio (1 cópia)

    2. Imprimir e assinar o Plano de Trabalho (1 cópia)

    3. Preencher, imprimir e assinar o Termo de Compromisso de Estágio (4 cópias, ou 5 cópias se houver agente de intermediação). A data de início do estágio no contrato deve ser a data de aprovação do plano de trabalho ou a data de contratação do seguro de acidentes pessoais, o que acontecer por último.

      1. Adicione a informação da apólice de seguro contra acidentes pessoais em favor do estagiário. Traga 1 cópia da apólice contratada junto com os termos.

      2. A data de início do estágio no termo de compromisso dependerá da data de autorização/aprovação pela Coordenação. Nunca será para um período anterior à autorização.

      3. No caso de estágio obrigatório, a responsabilidade pela contratação do seguro poderá, alternativamente, ser assumida pela instituição de ensino.

      4. As 4 cópias do termo destinam-se a:

        1. Aluno.

        2. Organização Concedente.

        3. Professor Coordenador (a ser arquivado no Colegiado).

    4. Anexar cópia impressa da documentação comprobatória de competência do Supervisor de Estágio na área de atuação do estagiário (basta uma destas opções: diploma graduação ou pós-graduação, ou declaração de experiência assinada pela empresa (ver modelo), ou currículo assinado pelo supervisor, ou documento similar)

    5. Observação: Devido a restrições da legislação, alunos em estágio em tempo integral (carga horária semanal acima de 30 horas) poderão solicitar à Coordenação, uma declaração informando estar apto a carga horária semanal entre 32h e 40h semanais de estágio, em conformidade com projeto pedagógico do curso e pela ausência de outras atividades de aula na FSAA. Esta declaração poderá ser apresentada à empresa ou ao agente de integração de estágio.

  2. A documentação de inscrição no estágio deverá ser entregue ao Professor Orientador de Estágio para assinatura do formulário de inscrição e do plano de trabalho. A documentação deverá estar em envelope e poderá ser entregue em mãos ou na secretaria.

  3. O Professor Orientador irá verificar a documentação, proceder assinaturas e encaminhar ao Colegiado para assinatura do Termo de Compromisso.

  4. Após a assinatura do termo de compromisso, o Colegiado ou o Professor Orientador:

    1. Encaminhará uma cópia do termo de compromisso para Coordenação.

    2. Informará o aluno que deverá realizar a retirada do Termo de Compromisso do Aluno e da Organização Concedente.

:: PASSO 3: RELATÓRIO DE ESTÁGIO

  1. Para efeito de avaliação do estágio obrigatório, deve ser entregue relatório final de estágio e a ficha de avaliação pelo supervisor. Esta entrega pode ser feita após a data de cumprimento da carga horária do estágio ([jornada semanal x quantidade de semanas de estágio] deve ser maior ou igual a carga horária do componente curricular) e a data máxima para entrega será o último dia de aulas, conforme calendário acadêmico.

  2. Para o caso de estágio curricular não obrigatório, o prazo para envio de cada relatório parcial é de 6 meses. Ao final do estágio, o aluno deve entregar também o relatório final e a ficha de avaliação pelo supervisor.

  3. O relatório final deverá ser elaborado conforme modelo e encaminhado:

    1. Por e-mail, com assunto: Relatório Final de Estágio – Nome do aluno – Semestre Letivo. O relatório será revisado pela Coordenação de Estágio que poderá solicitar por e-mail os ajustes necessários.

    2. E também impresso e assinado pelo estagiário e supervisor, entregue em mãos ou na secretaria.

    3. Observação: Só imprima e assine, depois que receber retorno sobre a necessidade de ajustes.

  4. Ficha de Avaliação do Estágio Curricular pelo supervisor deve ser preenchida pelo supervisor na empresa e entregue impresso e assinado, em envelope lacrado, em mãos ou na secretaria.

  5. A nota final do aluno será divulgada por meio do portal acadêmico. Para o caso de estágio não-obrigatório, o Professor Orientador irá indicar apenas se o relatório foi aprovado ou reprovado.

PROCEDIMENTOS PARA ALUNOS EM ATIVIDADES PROFISSIONAIS

  1. O procedimento para alunos que irão pedir equivalência de atividades profissionais às atividades do Estágio Obrigatório é semelhante aos alunos com contrato de estágio, mas com as seguintes mudanças:

    1. Deve ser apresentado Plano de Trabalho, Formulário de Solicitação de Estágio, Guia de Matrícula (se estiver matriculado em estágio) ou Histórico Escolar (se ainda for se matricular). Veja procedimento descrito no PASSO 1.

    2. Não é necessário apresentar supervisor ou documentação de supervisor.

    3. Não há Termo de Compromisso, e sim documentação específica para casa situação:

      1. Declaração da empresa, em formulário específico e cópia do correspondente registro na Carteira Profissional, quando o aluno for empregado de empresa privada.

      2. Declaração do órgão público em formulário específico e cópia do correspondente contrato, quando o aluno for servidor público.

      3. Declarações de empresas, firmadas pelos respectivos dirigentes, e registro na Prefeitura Municipal ou no Órgão competente, quando o aluno for profissional autônomo.

      4. Cópia do Contrato Social da empresa, devidamente registrado na Junta Comercial, comprovando atividade em áreas correlatas à sua habilitação, quando o aluno for sócio administrador.

    4. No passo 1, preencher, imprimir e assinar o Formulário de Solicitação de Estágio e entregar juntamente com a documentação específica.

  2. Permanece o procedimento de elaboração, revisão e aprovação do Plano de Trabalho e também do Relatório Final.

  3. O aluno deve cumprir os mesmos pré-requisitos e se matricular na disciplina de estágio adequada. Os prazos de entrega de documentos são os mesmos de estágio.

  4. Não há equivalência de atividades profissionais ao estágio não-obrigatório.

INSTRUÇÃO E DOCUMENTOS PARA ESTÁGIO