Coordenação do Curso:

Responsável: Midiã Oliveira Lima

Email: midia.lima@fsaa.edu.br

Endereço do Lattes: http://lattes.cnpq.br/6531666072560681

Ato regulatório do curso: Portaria nº 525 de 26 de Julho de 2018 e no DOU de 27 de Julho de 2018.

O que é Fisioterapia?

A Fisioterapia é uma especialidade da área da saúde voltada ao estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas, adquiridas por doenças, traumas físicos ou distúrbios provocados por anomalias genéticas. O fisioterapeuta é profissional autônomo, que presta atenção à saúde, prevenindo, tratando e curando distúrbios do movimento humano, nas distintas etapas da vida e nos diferentes níveis de complexidade.

Como é o curso de Fisioterapia?

O curso da FSAA, forma profissionais altamente qualificados e preparados a contribuírem com a saúde da população, nos mais diferentes cenários: na Saúde do Trabalhador, nos Esportes, em Traumatologia e Ortopedia, em Dermato Funcional e Estética, em Neurologia do adulto e da criança, na Saúde da Criança e do Adolescente, em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), na Saúde da Mulher, entre outras áreas.

O curso prepara o estudante para

Uma sólida formação técnica e adequada formação humana e cidadã, nossos egressos tornam-se aptos ao exercício pleno da profissão, em prol da saúde humana, individual e coletiva. Competentes em proceder todas as etapas da intervenção fisioterapêutica: da avaliação ao diagnóstico, da prescrição a aplicação das condutas terapêuticas, do prognóstico a alta fisioterapêutica. De maneira segura e responsável, se tornam aptos ao bom uso dos recursos e tecnologias disponíveis, fundamentadas em evidências científicas, com senso crítico, atitudes éticas e humanas e preparados a trabalhar em equipes multiprofissionais.

Sobre o Curso

O curso de graduação em Fisioterapia da Faculdade Santo Antônio tem por objetivo formar profissionais que atendam às demandas do mercado, capacitando-os não apenas na questão curativa, mas instruindo-os, também, para desenvolverem a visão prevencionista. A ação pedagógica envolve etapas inter-relacionadas que permitem ao futuro fisioterapeuta planejar um tratamento compatível com as necessidades e objetivos dos pacientes e dos membros da equipe multidisciplinar, tendo em vista o ser humano nas dimensões física e psicossocial.

O curso de graduação em Fisioterapia da Faculdade Santo Antônio apropria-se das discussões acumuladas, no sentido de ampliar os horizontes na formação profissional. Por ser um curso que produz conhecimentos de forma coletiva por meio da relação professor-estudante-comunidade, coloca toda essa produção a serviço da sociedade.

Esse curso de graduação objetiva, também, uma formação que aponte para a preparação de um profissional capaz de uma práxis consciente e crítica. Um sujeito que tenha capacidade de estabelecer relações do seu objeto de estudo com o mundo, de forma contextualizada, com a perspectiva de utilização da Fisioterapia como meio de promoção da saúde e qualidade de vida em todas as faixas etárias. Assim, a proposta do curso é voltada para questões mais amplas, discutindo problemas socioculturais, educacionais, comportamentais e ambientais, com inserções nos diversos campos de trabalho da Fisioterapia.

O egresso do curso de graduação em Fisioterapia da Faculdade Santo Antônio terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todas as etapas de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Com visão ampla e global, esse indivíduo é capacitado a atuar respeitando os princípios éticos e bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade.

Sua formação torna-o capaz de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas repercussões psíquicas e orgânicas. Seu trabalho é pautado na preservação, desenvolvimento e restauração da integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico, eleição e execução dos procedimentos fisioterápicos pertinentes a cada situação.

Para tanto o profissional formado pelo curso de graduação em Fisioterapia da Faculdade Santo Antônio está apto a adquirir e desenvolver as seguintes competências e habilidades:

  • dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais necessários à prática da fisioterapia;

  • compreender os fundamentos da morfofisiologia e morfofisiopatologia das células, tecidos, órgãos e sistemas;

  • aprender o significado teórico-metodológicos, ético-político, humano, sócio-cultural e crítico-interventivo;

  • identificar/desenvolver ações em todos as etapas de atenção à saúde tanto individual como coletivo, para prevenção, promoção e recuperação da saúde;

  • desenvolver a capacidade de realizar consultas, avaliações, reavaliações para elaborar o diagnóstico cinético-funcional, estabelecendo o prognóstico, bem como escolher as técnicas, executar o tratamento fisioterápico, numa perspectiva humanista e de totalidade;

  • desenvolver programas e projetos nas áreas de biotecnologia; aprimoramento contínuo que contribua na tomada de decisões, liderança, gerenciamento e administração para atuar com compromisso e responsabilidade;

  • gerir empreendimentos e ações relacionadas às atividades fisioterápicas, tendo em vista a prevenção, promoção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora;

  • realizar educação continuada em fisioterapia e áreas afins;

  • liderar e gerenciar equipes multidisciplinares no campo da saúde, da educação, do lazer, do esporte da segurança, do urbanismo, do ambiente, de cultura, do trabalho, entre outros, e

  • utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação.

Detalhes do Curso

  • Reconhecimento do curso pelo MEC: Acesse aqui
  • Ato regulatório: Portaria nº 525 de 26 de Julho de 2018 e no DOU de 27 de Julho de 2018.
  • Duração: 5 anos
  • Vagas anuais autorizadas: 200
  • Turnos: Matutino e Noturno
  • Formas de ingresso: Vestibular, Enem, Reingresso, Transferência Interna, Transferência Externa, Portador de Diploma.
  • Regime de matrícula: carga horária semestral

Matriz Curricular do Curso:


Clique aqui para Baixar Grade Curricular

Notícias ligadas à área da Fisioterapia: clique aqui para acessar