Estudante

Procedimentos Acadêmicos

 

A inserção oficial do estudante na vida acadêmica, desde o ato da matrícula até a expedição do diploma, é orientada por normas que são estabelecidas pela Faculdade Santo Antônio, seja em seu Regimento Geral ou em normativas estabelecidas pelo Conselho Acadêmico Superior.

Quando o estudante ingressa na FSAA, ele confirma sua matrícula com o pagamento da 1ª parcela e entrega da sua documentação.

O ato de matrícula importa em ciência do estudante da identidade da Instituição, compromisso formal de respeito ao Estatuto, a este Regimento e às demais normas baixadas pelos órgãos competentes, devendo manter atualizados seus dados cadastrais junto à Faculdade, sujeitando o seu descumprimento às penalidades neles previstas. Pressupõe ainda estar informado sobre os programas dos cursos, duração, requisitos, calendário e horários de oferta, bem como a regulamentação própria, a qualificação do corpo docente, os recursos disponíveis e os critérios de avaliação. Nos mesmos termos, o compromisso da FSAA de cumprir as obrigações dele decorrentes.

A rematrícula é confirmada com o pagamento da 1ª parcela do semestre. Enquanto a rematrícula não for confirmada, o nome do estudante não constará nos diários de registro acadêmico e sua frequência e avaliações indevidamente realizadas não serão computadas. O estudante precisa ter 75% de presença no semestre. Se efetivar a rematrícula num prazo igual ou maior de 25% dos dias letivos, estará automaticamente impossibilitado de cursar o referido semestre, devendo tomar as providências necessárias para o trancamento.

O estudante pode solicitar 4 trancamentos de matrícula subsequentes ou intercalados, desde que não ultrapasse 2 anos, ou seja, 4 semestres.

Para a reabertura é necessário consultar a oferta do período e a existência de vagas. A solicitação de reabertura deve respeitar os prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico.

Regime de Matrícula por Disciplina
 

Os projetos pedagógicos dos cursos incluíram o sistema de requisitos em suas matrizes curriculares. Cada curso tem uma composição diferente de disciplinas e, consequentemente, de requisitos entre elas.

As matrizes curriculares dos cursos da FSAA preveem dois tipos de disciplinas: as obrigatórias e as optativas.

 
Obrigatórias

São as disciplinas de curso obrigatório indicadas na matriz curricular. Ou seja, para a integralização do curso, o estudante deverá, obrigatoriamente, cursar este conjunto de disciplinas.

 

São disciplinas que não fazem parte da matriz curricular do curso no qual o estudante está matriculado e, portanto, não integralizam a carga horária do curso. O estudante poderá cursá-las em outros cursos da FSAA conforme sua escolha (atendendo à disponibilidade de vagas e aos eventuais requisitos). Esse tipo de disciplina serve para enriquecimento curricular, ou seja, para que o estudante adquira competências e conhecimentos que não estejam necessariamente previstos em seu curso.

O Plano de Ensino é o instrumento de planejamento da disciplina em determinado semestre acadêmico. Tal documento é apresentado pelo professor à turma e serve para estabelecer as atividades que serão desenvolvidas com base na ementa e nas competências definidas pelo colegiado do curso, bem como para que todo estudante tenha condições para se preparar para as atividades da disciplina.

Do mesmo modo que o estudante deve valorizar os momentos em sala de aula ou laboratórios, deve também dedicar tempo para as atividades extraclasse previstas nos Planos de Ensinos das disciplinas. O estudante, futuro profissional, deve ser proativo, procurando estar sempre preparado para as aulas, aprofundando os conteúdos estudados.

Têm direito ao tratamento especial os estudantes que necessitam afastamento mínimo de oito dias letivos, por se apresentarem portadores de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismos ou outras condições que determinam distúrbios agudos ou agudizados, caracterizados e especificados no Decreto-Lei nº.1044/69. Para formalizar o pedido, o estudante deve apresentar atestado médico que contenha o CID (Classificação Internacional de Doenças) da doença ou declaração por parte da autoridade médica no corpo do atestado de que o quadro clínico do estudante se enquadra nas disposições do Decreto-lei nº.1044/1969, anexado a requerimento protocolado, por si ou por procurador, no prazo máximo de oito dias após o início do impedimento.

Tem direito também a gestante, a partir do oitavo mês de gestação, nos termos da Lei nº.6202/75 Após dada a entrada na solicitação de tratamento especial na Secretaria Acadêmica, a instituição tem até 15 dias para dar o retorno sobre a situação do seu pedido (se deferido ou indeferido). Findo este prazo, o estudante deve buscar contato com a secretaria para os procedimentos a serem seguidos daquele ponto em diante. Afastamentos em período inferior a oito letivos dias serão computados no percentual máximo de faltas para cada disciplina.

Premiação Acadêmica

 

O Prêmio Santo Antônio é um reconhecimento do Mérito Acadêmico e é parte integrante da Colação de Grau. É concedido ao estudante de cada curso que obtiver o melhor desempenho acadêmico, segundo os seguintes critérios:

I. Ingressar na FSAA a partir do Concurso Vestibular desta IES ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

II. Concluir, integralmente, o currículo pleno previsto para cada curso, na FSAA, sem ter tido: reprovação, dependências ou reopção de curso; sendo assegurado, porém, o direito de participação a estudantes com mudança de turno.

III. Não tenha processo administrativo ou judicial de qualquer natureza, bem como sofrido advertência ou outra penalidade, procedente da hierarquia acadêmica.

IV. Obtiver a maior nota, a partir da média aritmética ponderada das suas notas pela carga horária, verificada no histórico escolar.

V. Escolher entre um Curso de Especialização, no percentual de 80% (cem por cento).

VI. Estudantes que participem do programa de intercâmbio poderão concorrer ao prêmio, desde que a Instituição de Ensino Superior seja conveniada à FSAA.

VII. Só será permitida a participação dos estudantes matriculados que tenham efetuado trancamento de matrícula e reabertura de seu curso dentro dos prazos previstos no regimento interno da FSAA.

VIII. Não será permitida a transferência do benefício entre cursos Lato Sensu.

IX. Fica estabelecido o prazo de 02 (dois) anos, a partir da data de colação de grau, para que os contemplados obtenham aprovação no processo de seleção para curso Lato Sensu.