Política de Pesquisa

A Política de Pesquisa da Faculdade Santo Antônio tem por objetivo definir as diretrizes institucionais que orientam o planejamento, a organização, a coordenação, a execução, a supervisão/acompanhamento e a avaliação das atividades, processos, projetos e programas desenvolvidos pela Faculdade no que diz respeito a Pesquisa.

Esta política considera três macroprocessos:

  • Formação humanística, científica e profissional;

  • Produção do conhecimento científico e tecnológico; e

  • Divulgação científica e socialização do conhecimento.

Cada um destes macroprocessos abrange atividades, processos, projetos e programas que envolvem mais de um elemento da estrutura organizacional, perpassando a FSAA, causando impacto significativo no cumprimento da missão e realização da visão e propiciando uma perspectiva dinâmica e integrada do funcionamento da Pesquisa alinhada a finalidade institucional e aos objetivos e metas estratégicos da Faculdade.

Embora cada um dos macroprocessos apresente diretrizes específicas para a sua consecução, há diretrizes gerais que devem nortear o desenvolvimento desta política, dentre os quais:

INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: assegurar a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

QUALIDADE: gerenciar, executar e avaliar processos, projetos e programas considerando requisitos de qualidade previamente definidos e contribuindo para a consecução de objetivos e o alcance de metas.

CONDUTA ÉTICA: baseada em valores que garantam a integridade intelectual e física dos envolvidos na ação de pesquisar e fidelidade no processamento e na demonstração de resultados com base nas evidências científicas.

TRANSPARÊNCIA: assegurar a confidencialidade, a imparcialidade, a integridade e a qualidade de dados e informações, norteando-se pelas normas que conduzem os processos desenvolvidos pela Faculdade Santo Antônio.

LEGALIDADE: considerar a legislação vigente e as regulamentações institucionais relacionadas ao processos, projetos e programas desenvolvidos.

SUSTENTABILIDADE: capacidade de integrar questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais no desenvolvimento de atividades, projetos e programas de Pesquisa, bem como promover o uso racional de recursos disponíveis e/ou aportados institucionalmente de modo a garantir a médio e longo prazos as condições de trabalho e a execução das atividades de pesquisa científica.

ARTICULAÇÃO SOCIAL: busca de soluções científicas e tecnológicas para o desenvolvimento e a valorização das atividades econômicas, culturais e artísticas da região por meio da parceria entre a Faculdade Santo Antônio e a comunidade externa.

RELEVÂNCIA: projetos e programas de pesquisa devem estar alinhados ao PDI, aos PPCs e às linhas do programa Lato Sensu visando o impacto social e inovador da Pesquisa.