Saiba Mais Sobre a CPA
O Ministério de Educação – MEC realiza periodicamente a avaliação dos cursos de graduação como procedimento de reconhecimento e renovação destes cursos. Este procedimento tem como objetivo cumprir a determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Superior, a fim de garantir a qualidade do ensino oferecido pelas Instituições de Ensino Superior – IES.
As avaliações são realizadas por comissões de especialistas designadas pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas do MEC, que determinam os indicadores de qualidade de cursos e instituições de educação superior, como o Índice Geral de Cursos (IGC), Conceito do Curso (CC) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC). A avaliação é baseada na análise das condições de ensino, como corpo docente, instalações físicas, projeto pedagógico e resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
O Enade é aplicado anualmente (com ciclo de três anos para cada curso) para uma amostra representativa de alunos dos cursos de graduação definidos pelo MEC. Mais informações sobre o ENADE em: https://www.gov.br/inep/pt-br
Conheça o conceito e as avaliações oficiais dos cursos da FSAA Faculdade Santo Antônio.
AUTOAVALIAÇÃO
ser um processo contínuo de aperfeiçoamento do desempenho acadêmico e administrativo;
ser um processo sistemático de prestação de contas à sociedade;
ser uma ferramenta para o planejamento da gestão acadêmica, levando em consideração as 10 dimensões exigidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.
Dimensões do SINAES para a Avaliação Institucional:
Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional
Política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão
Responsabilidade social da IES
Comunicação com a sociedade
As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e técnico-administrativo
Organização de gestão da IES
Infraestrutura física
Planejamento de avaliação
Políticas de atendimento aos estudantes
Sustentabilidade financeira
Fases de trabalho:
1ª fase – Eleição dos critérios a serem avaliados e composição do instrumento de avaliação institucional referente à área técnica-administrativa-pedagógica
2ª fase – Sensibilização com o corpo docente, discente e técnico-administrativo
3ª fase – Aplicação da avaliação institucional, coleta de dados e tabulação dos resultados obtidos
4ª fase – Análise dos resultados, sendo dispostos em quadros demonstrativos
5ª fase – Divulgação e entrega dos resultados para os integrantes do corpo diretivo, técnico-administrativo e docente da FSAA.
6ª fase – Divulgação dos resultados de forma sucinta aos discentes.