Saiba Mais Sobre a CPA

O Ministério de Educação – MEC realiza periodicamente a avaliação dos cursos de graduação como procedimento de reconhecimento e renovação destes cursos. Este procedimento tem como objetivo cumprir a determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Superior, a fim de garantir a qualidade do ensino oferecido pelas Instituições de Ensino Superior – IES.

As avaliações são realizadas por comissões de especialistas designadas pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas do MEC, que determinam os indicadores de qualidade de cursos e instituições de educação superior, como o Índice Geral de Cursos (IGC), Conceito do Curso (CC) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC). A avaliação é baseada na análise das condições de ensino, como corpo docente, instalações físicas, projeto pedagógico e resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

O Enade é aplicado anualmente (com ciclo de três anos para cada curso) para uma amostra representativa de alunos dos cursos de graduação definidos pelo MEC. Mais informações sobre o ENADE em: https://www.gov.br/inep/pt-br

Conheça o conceito e as avaliações oficiais dos cursos da FSAA Faculdade Santo Antônio.

AUTOAVALIAÇÃO

 
A avaliação institucional é um processo integrador que revela, discute, complementa, amplia e propõe caminhos alternativos de ação para a gestão administrativa e pedagógica da Instituição. Isso significa acompanhar metodicamente as ações desenvolvidas na FSAA a fim de verificar se as funções e prioridades determinadas coletivamente estão sendo realizadas e atendidas.
 
Exigências:
  • ser um processo contínuo de aperfeiçoamento do desempenho acadêmico e administrativo;

  • ser um processo sistemático de prestação de contas à sociedade;

  • ser uma ferramenta para o planejamento da gestão acadêmica, levando em consideração as 10 dimensões exigidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

Dimensões do SINAES para a Avaliação Institucional:

  • Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional

  • Política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão

  • Responsabilidade social da IES

  • Comunicação com a sociedade

  • As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e técnico-administrativo

  • Organização de gestão da IES

  • Infraestrutura física

  • Planejamento de avaliação

  • Políticas de atendimento aos estudantes

  • Sustentabilidade financeira

Fases de trabalho:

  • 1ª fase – Eleição dos critérios a serem avaliados e composição do instrumento de avaliação institucional referente à área técnica-administrativa-pedagógica

  • 2ª fase – Sensibilização com o corpo docente, discente e técnico-administrativo

  • 3ª fase – Aplicação da avaliação institucional, coleta de dados e tabulação dos resultados obtidos

  • 4ª fase – Análise dos resultados, sendo dispostos em quadros demonstrativos

  • 5ª fase – Divulgação e entrega dos resultados para os integrantes do corpo diretivo, técnico-administrativo e docente da FSAA.

  • 6ª fase – Divulgação dos resultados de forma sucinta aos discentes.