Coordenação do Curso:

Responsável: Karla Florence Palma de Oliveira Santos

Email: karla.santos@fsaa.edu.br

Endereço do Lattes: http://lattes.cnpq.br/9506190082222307

Ato regulatório do curso: Portaria nº 58, de 02 de Fevereiro de 2018 e no DOU de 05 de Fevereiro de 2018.

Enfermagem

Atuar em todos os níveis de atenção à saúde de forma interdisciplinar, valorizando e respeitando diferenças culturais, com habilidades sociais, de comunicação e liderança. Este é o perfil desejado para o profissional de Enfermagem do século XXI. Um enfermeiro que possua uma base científica sólida, humana, com pensamento crítico e qualidade técnica, que esteja atento às novas tecnologias para melhoria do cuidado e da qualidade de vida das pessoas. O curso de Enfermagem da FSAA,, reúne um ensino completo com a união da tradição de uma instituição de ponta com as diversas inovações da área.

O curso prepara o estudante para

Preparado para atuar em equipes multiprofissionais, com responsabilidade ética e social, integrando técnica e humanismo. O ingressante em Enfermagem tem uma formação sólida, voltada para o conhecimento científico, profissional e político-social. Desenvolvendo essas competências, o estudante estará apto para atuar nos diferentes cenários da área de saúde. Disciplinas como Prática de Enfermagem, Gestão em Saúde e estágios em Unidades de Terapia Intensiva e Unidades de Urgência promovem uma formação dinâmica, e, ao mesmo tempo, capacitam um profissional humano e qualificado para cuidar de pessoas com excelência.

O novo modelo de ensino praticado pelo curso da FSAA foca na formação de um enfermeiro com conhecimentos científicos e humano, com consistência ética e que se expressa de maneira humanizada.

Cenário e atuações

O aumento da expectativa de vida amplia ano a ano o mercado para os enfermeiros no Brasil. O cenário profissional exige que o enfermeiro seja capaz de atuar em equipe no atendimento domiciliar, na enfermagem clínica, geriátrica, do trabalho (empresas, hospitais e escolas), enfermagem na urgência e emergência, pediátrica, médico-cirúrgica, saúde pública e como professor no ensino superior, médio e profissionalizante.

Sobre o Curso

O curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Santo Antônio tem a missão de formar profissionais generalistas, críticos, reflexivos, investigativos e responsáveis com o processo social, educacional, econômico, ético e político, com qualificação para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos e legais, sendo capazes de reconhecerem e intervirem sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico de uma população.

O profissional formado torna-se apto para atuação no mercado de trabalho nas áreas de saúde pública, hospitalar, gestão, administração e gerenciamento de serviços de saúde. Ele estará capacitado para atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Tendo esses princípios como embasamento da formação do enfermeiro, o curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Santo Antônio objetiva:

  • formar um profissional capaz de coordenar o processo do cuidar em enfermagem;

  • desenvolver competências e habilidades na área de atenção à saúde em ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto no âmbito individual quanto no coletivo de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde;

  • desenvolver habilidades para sistematizar a tomada de decisão;

  • estabelecer e manter a confidencialidade das informações a eles confiadas;

  • capacitar os indivíduos para assumir posições de liderança, objetivando sempre o bem-estar da comunidade;

  • tornar o profissional apto a gerenciar e administrar tanto a força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, seja atuando como gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde, e

  • proporcionar a aprendizagem continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática, aprendendo a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais.

Detalhes do Curso

  • Reconhecimento do curso pelo MEC: Acesse aqui
  • Ato regulatório: Portaria nº 58, de 02 de Fevereiro de 2018 e no DOU de 05 de Fevereiro de 2018.
  • Duração: 5 anos
  • Vagas anuais autorizadas: 200
  • Turnos: Noturno
  • Formas de ingresso: Vestibular, Enem, Reingresso, Transferência Interna, Transferência Externa, Portador de Diploma.
  • Regime de matrícula: carga horária semestral

Matriz Curricular do Curso:


Clique aqui para Baixar Grade Curricular

Notícias / Eventos: clique aqui para acessar