Coordenação do Curso:

Responsável: Jandira Dantas dos Santos

Email: jandira.santos@fsaa.edu.br

Endereço do Lattes: http://lattes.cnpq.br/5020983033093708

Ato regulatório do curso: Portaria nº 917, de 27 de Dezembro de 2018 e no DOU de 28 de Dezembro de 2018.

O curso

A educação transforma o mundo. É sabendo dessa grande responsabilidade que o curso de Pedagogia da FSAA oferece uma sólida base teórico-prática que prepara o Pedagogo para atuar em diferentes contextos educativos. O principal objetivo está na formação de profissionais para a docência e gestão de espaços escolares e não escolares, contribuindo para uma educação que prioriza a ética, a investigação, a cidadania e a solidariedade.

O curso prepara o estudante para

A formação do pensamento crítico e reflexivo, possuir flexibilidade cognitiva e emocional diante de demandas inesperadas e atuar de maneira a promover o conhecimento e o desenvolvimento humano. Além disso, promove atividades com base nas metodologias de aprendizagem ativa, como Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os estudantes constituem cenários e situações problemas a partir do cotidiano dos espaços educativos.

Cenário e atuações

O mercado de trabalho para a Pedagogia é amplo e vai muito além das escolas de Educação Básica. São muitas as oportunidades em consultorias e assessorias, ONGs, órgãos públicos ligados à educação, escolas de idiomas, editoras de livros didáticos, empresas produtoras de cursos a distância e treinamentos, além de espaços como hospitais, bibliotecas, brinquedotecas e espaços recreativos.

Sobre o Curso

O curso visa à formação de profissionais capazes de:

    • Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos;

    • Promover uma prática educativa que leve em conta as características dos alunos e das comunidades;

    • Analisar o percurso de aprendizagem formal e informal dos alunos, identificando características cognitivas, afetivas e físicas, traços da personalidade e processo de desenvolvimento;

    • Atuar de modo adequado às características específicas dos alunos, considerando as necessidades de cuidados, as formas peculiares de aprender, desenvolver-se e interagir socialmente em diferentes etapas da vida;

    • Utilizar estratégias diversificadas de avaliação de aprendizagem e, a partir de seus resultados, formular propostas de intervenção pedagógica considerando o desenvolvimento de diferentes capacidades dos alunos;

    • Orientar as escolhas e decisões metodológicas e didáticas por princípios éticos e pressupostos epistemológicos coerentes.

    Objetivos do Curso

    • Graduar docentes que atuam na Educação Básica, visando suprir a carência de profissionais qualificados;

    • Compreender a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas;

    • Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;

    • Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

    • Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;

    • Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;

    • Oferecer Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;

    • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;

    • Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

    • Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras.

    Detalhes do Curso

    • Reconhecimento do curso pelo MEC: Acesse aqui
    • Ato regulatório: Portaria nº 917, de 27 de Dezembro de 2018 e no DOU de 28 de Dezembro de 2018.
    • Duração: 4 anos
    • Vagas anuais autorizadas: 100
    • Turnos: Noturno
    • Formas de ingresso: Vestibular, Enem, Reingresso, Transferência Interna, Transferência Externa, Portador de Diploma.
    • Regime de matrícula: carga horária semestral

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