Carreira Profissional

O mercado de trabalho está em constante transformação, e seu nível de competitividade pode variar de acordo com o contexto econômico e social. Por isso, estar sempre preparado e atualizado no que diz respeito à sua carreira e profissão é essencial – principalmente para que seu perfil se destaque mesmo nos momentos de crise no mercado.

A Faculdade Santo Antônio desenvolveu este projeto visando a orientação personalizada para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Nossa meta é formar pessoas que, para além da formação técnica, possuam as competências e habilidades necessárias para alcançar o sucesso profissional desejado. Vamos começar conhecendo dois importantes conceitos: empregabilidade e trabalhabilidade.

O que é empregabilidade?

Criado nos anos 1990 e mais voltado ao mercado formal, o conceito de empregabilidade consiste em um conjunto de competências, conhecimentos e redes de relacionamento que te ajudarão a conseguir um emprego e a manter-se nele. Apesar da constante evolução na dinâmica do trabalho, uma grande parte do mercado ainda opera com a empregabilidade formal e com a possibilidade de construção de uma carreira dentro de uma empresa. Em geral, empresas que buscam este valor operam de forma mais conservadora, com pouca abertura para o comportamento empreendedor.

O que é trabalhabilidade?

A agilidade e maleabilidade das relações, com ênfase na eficiência, são reflexos da instabilidade que caracteriza o mercado contemporâneo, onde a empregabilidade apenas não é mais suficiente. Criado para acompanhar essa dinâmica, o conceito de trabalhabilidade consiste no seu potencial de autogerenciar sua carreira, criando por si só várias possibilidades de ganho financeiro ao converter suas competências e interesses em ações relevantes a serviço do mercado, sem necessariamente depender de um só emprego em uma organização. A chave, portanto, é entender como transformar competências pessoais em soluções que interessem às empresas e ao público.

Clique aqui para conhecer os serviços que a FSAA oferece para facilitar seu ingresso no mercado de trabalho!