Painel sobre Eixos Temáticos do SUS amplia debate sobre o Sistema Único de Saúde

No último dia 31 de maio, foi realizado o Painel sobre Eixos Temáticos do SUS, um evento promovido pelo componente curricular de Saúde Coletiva do semestre 2023.1, coordenado pelo docente Marcos Vinícius Silva. O painel contou com a participação dos cursos de Fisioterapia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Odontologia, representando diferentes áreas da saúde.

O objetivo principal do evento foi ampliar o debate sobre os eixos temáticos que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS é uma conquista do povo brasileiro e tem como princípios a universalidade, integralidade e equidade, garantindo o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde. O sistema é organizado em eixos temáticos que abordam diferentes aspectos da saúde, visando atender às necessidades da população.

Durante o painel, foram abordados dez eixos temáticos do SUS: Saúde da Pessoa Idosa, Saúde Mental, Saúde do Homem, Saúde da População LGBTQIA+, Saúde do Trabalhador, Saúde da População Negra, Saúde da Pessoa Indígena, Saúde da População em Situação de Rua e Saúde da Mulher. Cada eixo foi apresentado por um grupo de estudantes dos cursos envolvidos, que trouxeram informações relevantes e casos práticos para enriquecer as discussões.

O evento proporcionou aos participantes a oportunidade de conhecer mais detalhadamente cada um dos eixos temáticos e refletir sobre os desafios e avanços na promoção da saúde nessas áreas específicas. Além disso, o debate permitiu a troca de experiências entre os estudantes e a construção de novos conhecimentos sobre o funcionamento do SUS e a importância da atuação interdisciplinar na promoção da saúde coletiva.

O Painel sobre Eixos Temáticos do SUS reforçou a importância de se discutir e compreender as particularidades de cada eixo temático, a fim de promover ações mais efetivas e inclusivas no âmbito da saúde pública. Os estudantes presentes puderam enriquecer seus conhecimentos e saíram do evento mais preparados para atuar como profissionais da saúde, levando em consideração a diversidade e as especificidades de cada grupo populacional.

O docente responsável, Marcos Vinícius Silva, ressaltou a relevância do evento no processo de formação dos futuros profissionais da saúde. Segundo ele, “é fundamental que os estudantes compreendam a importância dos eixos temáticos do SUS e saibam como atuar de forma integrada e respeitosa, considerando as especificidades de cada população. O painel foi uma oportunidade de ampliar esses conhecimentos e promover reflexões sobre a nossa atuação como profissionais de saúde”.

Com o sucesso do Painel sobre Eixos Temáticos do SUS, espera-se que eventos semelhantes sejam realizados no futuro, possibilitando a continuidade das discussões e o aprofundamento dos temas relacionados à saúde coletiva e ao funcionamento do Sistema Único.

Para mais informações, visite o nosso perfil oficial no Instagram: @faculdade_santoantonio

📌Data: 31 de maio (quarta-feira)

📌Horário: 18h30