Estudantes de Farmácia Vivenciam Experiência Prática em Estágios Durante o Semestre de 2023.2

Estudantes de Farmácia e Biomedicina participam de ação interdisciplinar sob a orientação do professor Placido Peronio Bacelar.

A comunidade de Baixa Grande, localizada no município de Inhambupe, foi beneficiada por uma ação interdisciplinar de Parasitologia Clínica, realizada por estudantes das áreas de saúde da nossa faculdade. O projeto, coordenado pelo professor Placido Peronio Bacelar, teve como objetivo principal o estudo e a intervenção nas principais doenças parasitárias que afetam a população local, promovendo a saúde pública e o bem-estar da comunidade.

A atividade prática permitiu aos estudantes aplicar na comunidade os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre biologia e epidemiologia dos parasitas, patogenias, diagnósticos clínico-laboratoriais, e medidas profiláticas e terapêuticas para o controle e tratamento das parasitoses prevalentes no país. As parasitoses veiculadas por água, alimentos, fômites, solo contaminado por larvas, mecanismos especiais de transmissão e parasitoses emergentes foram abordadas detalhadamente.

Durante o projeto, os alunos desenvolveram habilidades práticas. Este envolvimento prático contribuiu para a formação de futuros profissionais mais preparados e conscientes da importância da parasitologia como área de pesquisa básica e de biotecnologia.

As atividades desenvolvidas incluíram a realização de palestras educativas para a população sobre medidas de prevenção e controle de parasitoses, além da distribuição de materiais informativos e kits de higiene. A participação ativa da comunidade foi essencial para o sucesso do projeto, proporcionando aos estudantes uma visão realista dos desafios enfrentados no campo da saúde pública.

O professor Plácido Perônio Bacelar destacou a importância do projeto: “Essa experiência é fundamental para a formação dos nossos alunos, pois alia teoria e prática, além de proporcionar um impacto positivo na saúde da comunidade. A integração entre universidade e sociedade é um dos pilares da nossa instituição.”

A faculdade se orgulha de apoiar iniciativas como esta, que não apenas enriquecem o aprendizado dos estudantes, mas também contribuem para a melhoria das condições de saúde de comunidades carentes. Parabenizamos todos os envolvidos pelo sucesso do projeto e pela dedicação demonstrada.

Confira abaixo algumas fotos do projeto:

Para mais informações, siga nosso Instagram: @faculdade_santoantonio