Carreira

O ingresso na carreira docente da FSAA ocorre mediante aprovação em processo seletivo. Todos os processos seletivos para a contratação de professores das diversas área de conhecimento – são precedidos de editais publicados no site da FSAA.

Os professores que já integram o quadro de carreira docente da FSAA têm a preferência sobre as vagas, desde que demonstrem interesse e tenham aderência às disciplinas e disponibilidade de horários, mediante avaliação específica.

 
Contratação Externa

Os editais para a contratação externa contêm todas as regras dos processos seletivos, tais como exigências ou requisitos mínimos para a inscrição, etapas, provas, critérios de avaliação, datas e locais das provas, etc. Cada processo seletivo externo prevê, obrigatoriamente, a realização de provas escrita, didática, de títulos e entrevista com o gestor da vaga, podendo ainda conter, facultativamente, prova prática. As provas são de caráter eliminatório e classificatório, à exceção da entrevista com o gestor da vaga, que será apenas eliminatória.

As etapas do processo seletivo externo são conduzidas pelas Coordenações de cursos solicitantes das vagas, com o apoio da Coordenação Acadêmica, e as bancas examinadoras são compostas por no mínimo dois professores indicados pelo gestor da vaga. Os candidatos não aprovados, mas que tenham obtido as notas mínimas exigidas no edital passarão a integrar, por ordem de classificação, um cadastro de reserva pelo prazo de dois anos, prorrogável por mais dois a critério da coordenação, para o preenchimento de eventuais vagas futuras referentes à(s) mesma(s) disciplina(s).

Em situações de necessidade e urgência, é possível também a contratação de professor por prazo determinado de no máximo seis meses. A contratação definitiva do professor temporário somente poderá ocorrer caso ele venha a ser aprovado em processo seletivo externo nos moldes acima, concorrendo em iguais condições com os demais candidatos inscritos.

 
Entendendo a carreira docente

Tanto os professores contratados recentemente quanto aqueles que já compõem o Quadro de Carreira Docente da FSAA possuem a possibilidade de ascender na carreira dentro da instituição, o que pode ocorrer por níveis ou classes.

O QUADRO DE CARREIRA DOCENTE É DIVIDIDO EM:

Professor auxiliar de ensino; Professor assistente; Professor adjunto e Professor titular. Dentro de cada classe, exceto na de Professor titular, existem os níveis I, II e III. Assim, o professor pode avançar na carreira docente dentro de uma mesma classe, mudando apenas de nível – avanço chamado progressão –, ou ascender para a classe subsequente, mediante promoção.