Perguntas Frequentes

Conheça a Pós-Graduação Online da FSAA

A especialização online ao vivo e EAD da FSAA é uma formação 100% à distância. Nesta modalidade, o foco é contribuir para o protagonismo do estudante na construção do conhecimento. O formato permite que o estudante tenha mais flexibilidade, com um ensino de excelência e atualizado com as principais tendências do mercado. Além disso, a certificação FSAA proporciona uma valorização do currículo ao pós-graduado.

| Perguntas Frequentes

Ao final do curso você receberá um título de Pós-Graduado Lato Sensu.

  • Para os cursos de Ciências Sociais, Ciências Exatas e Ciências Humanas

A especialização online ao vivo e EAD da FSAA é uma formação 100% à distância. Composta por disciplinas de 30 e 60 horas cada (10 horas de ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC), sua metodologia atende diferentes formas de aprendizagem, sempre com suporte online do professor responsável pelo conteúdo, de um tutor especializado da Faculdade Santo Antônio.

  • Para os cursos de Ciências Sociais, Ciências Exatas e Ciências Humanas.

Cada disciplina fica disponível na Sala Virtual por 5 semanas. Nesse período, são realizadas atividades de avaliação semanal, cada semana equivale a aproximadamente 20% da nota total da disciplina. Essas atividades variam de acordo com o método mais adequado para cada disciplina e podem abranger dicas de leitura e de vídeos, questionários, estudos de caso e fóruns de discussão, exercícios de fixação, entre outros.

O estudante deverá obter a nota mínima de 7 (sete) na disciplina para ser aprovado. Caso não obtenha, deverá refazer a disciplina ao término do curso. Ocorrendo até duas reprovações, não haverá cobrança. Para as demais, haverá a cobrança do custo equivalente da disciplina.

Composta por disciplinas de 30 e 60 horas cada (10 horas de ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC), sua metodologia atende diferentes formas de aprendizagem, sempre com suporte online do professor responsável pelo conteúdo, de um tutor especializado da Faculdade Santo Antônio.

a) Plano de ensino da disciplina: conteúdo; atividades formativas e avaliativas e o cronograma;

b) Acesso à Biblioteca Virtual;

c) Gravações dos professores (vídeos de 2 a 6 minutos);

d) Comentários do professor;

e) Fórum de dúvidas da semana com o professor.

Recomenda-se de 8 a 10 horas por semana para melhor aproveitamento do curso.

Sim, pode usufruir da infraestrutura do campus da FSAA, como biblioteca, locais de estudo, etc.

Na Especialização online da FSAA, o foco é contribuir para a construção do conhecimento pelo estudante. Para isso, a metodologia atende diferentes formas de aprendizagem (assíncronas – gravadas- e síncronas – ao vivo), trabalhando os conteúdos não apenas em videoaulas (vídeos curtos de 2 a 10 minutos), mas também com artigos, livros e outros materiais disponíveis na internet. A comunicação síncrona (ao vivo) ocorre com os professores com datas e horários estabelecidos no início da disciplina. Nestes momentos, o estudante esclarece as dúvidas com o professor que elaborou o material da disciplina. Estes momentos não são obrigatórios. Todo o curso ocorre à distância, sem a necessidade de encontros presenciais.

  • Para os cursos de Ciências Sociais, Ciências Exatas e Ciências Humanas

O estudante tem uma equipe para ajudar na jornada:

a) O tutor que acompanha a jornada do estudante desde a entrada até a obtenção do certificado ao final do curso; os contatos serão mantidos dentro da Sala Virtual (fóruns e e-mail);

b) O professor da disciplina que elaborou o conteúdo, acompanha o estudante durante a disciplina, esclarecendo as dúvidas pertinentes na forma assíncrona e síncrona; os contatos serão mantidos dentro da Sala Virtual (fóruns, e-mail, collaborate);

c) A coordenação acompanha a vida acadêmica do estudante, os contatos devem ser mantidos via e-mail da respectiva coordenação.

  • Para os cursos de Ciências Sociais, Ciências Exatas e Ciências Humanas

Problemas técnicos dentro da Sala Virtual serão esclarecidos pelo tutor que acompanha a jornada do estudante desde a entrada até a obtenção do certificado ao final do curso; os contatos serão mantidos dentro da Sala Virtual (fóruns e e-mail);

Os problemas acadêmicos deverão ser esclarecidos pela coordenação;

Para os demais problemas, deverá fazer contato por meio da SantoAntônio, o assistente virtual da FSAA.

  • Para os cursos de Ciências Sociais, Ciências Exatas e Ciências Humanas

O TCC é desenvolvido durante a disciplina de ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC. É um artigo científico baseado em revisão bibliográfica, contendo entre 6 e 10 páginas.

  • Flexibilidade de horários e dias na semana para o estudo

  • Versatilidade para estudar no momento e no local que for mais oportuno.

  • Desenvolvimento de habilidades, pois o estudante à distância precisa ter disciplina, gestão de tempo, planejamento, capacidade de concentração e interação com os colegas e professores para potencializar o conhecimento. Esses fatores tornam a especialização à distância ainda mais produtivo, pois contribuem para o desenvolvimento de habilidades para a vida profissional.

  • Conteúdo e Disponibilidade do Material: os materiais didáticos, inclusive os vídeos, ficam disponíveis o tempo todo e podem ser acessados a qualquer momento.

  • Interação: Os professores e os tutores interagem com frequência com o estudante.

  • Economia: o estudante economiza com transporte, alimentação, hospedagem e tempo, já que não há necessidade de comparecer fisicamente na instituição.

  • Controle: o estudante administra o ambiente, não possui o professor para controlar o ambiente.

  • Autonomia: o estudante tem papel ativo e participativo em seu processo de aprendizado.

Sim, no diploma não consta a modalidade do curso.

Sim. O estudante que ficar ausente ou reprovar, continuará o curso estudando a próxima disciplina. Quanto as disciplinas reprovadas ou ausentes, o estudante poderá realizá-las conforme novas datas de oferta.

O estudante deverá obter a nota mínima de 7 (sete) na disciplina para ser aprovado. Caso obtenha nota inferior, deverá refazer a disciplina ao término do curso.

Sim, o Classroom oferece um aplicativo para dispositivos móveis, disponível para iOS, Android e Windows Phone. Por meio dele, é possível acessar a agenda, ver notas e até mesmo manter-se organizado em relação às datas de entrega de trabalhos. Ainda, é possível fazer exercícios, atividades e questionários diretamente no aplicativo, recebendo notificações de cada atividade.

Para tanto, acesse sua loja de aplicativos, baixe o aplicativo Classroom. Depois, é só digitar o seu login e senha de acesso.

  • Para os cursos de Ciências Sociais, Ciências Exatas e Ciências Humanas

Para duas Reprovações, não haverá cobrança. Para as demais, haverá a cobrança do custo equivalente da disciplina.

Sim. O aproveitamento de estudos ou de atividades pedagógicas cursadas fora da FSAA não poderá ultrapassar 25% do total da carga horária do curso e respeitar os critérios de equivalência de 75% da carga horária e de 80% no conteúdo e objetivos entre as disciplinas.

As atividades cursadas em outras instituições perderão a validade para aproveitamento após 2 anos, a contar da data constante no histórico escolar ou documento equivalente da instituição de ensino na qual o curso foi realizado.

Sim. O aproveitamento deve respeitar os critérios de equivalência de 75% da carga horária e de 80% no conteúdo e objetivos entre as disciplinas.

As atividades cursadas na FSAA ou em outras instituições perderão a validade para aproveitamento após 2 anos, a contar da data constante no histórico escolar ou documento equivalente da instituição de ensino na qual o curso foi realizado.

Após o encerramento do curso, sendo o estudante aprovado em todas as disciplinas, o certificado é emitido em até 180 dias.

Pular para o conteúdo